INDICAÇÃO DE POUCAS FRUTAS NAS DIETAS DE EMAGRECIMENTO PORQUE DESSA ESCOLHA? – Clínica Impacto

INDICAÇÃO DE POUCAS FRUTAS NAS DIETAS DE EMAGRECIMENTO PORQUE DESSA ESCOLHA?

INDICAÇÃO DE  POUCAS FRUTAS NAS DIETAS DE EMAGRECIMENTO    PORQUE DESSA ESCOLHA?

Alguns conhecimentos básicos que temos que ter em mente para entender este tema:

  • O açúcar das frutas é a frutose! Sim frutas tem açúcar.
  • O açúcar comum que você compra no mercado é a sacarose. Sacarose é 50% glicose e 50% frutose.
  • O adoçante mais usado no mundo hoje é o HFCS (Xarope Concentrado de Milho), que é, basicamente, frutose concentrada. Ele é usado para adoçar incontáveis alimentos, ao invés do açúcar normal. Ele está em quase todo alimento, desde pães e quitutes no geral até mesmo massa de tomate, etc.

Veremos alguns pontos pelos quais deve-se evitar as frutas num processo de emagrecimento:

  • Frutose promove o armazenamento de gordura geral e, particularmente, gordura abdominal.
  • Frutose é rapidamente metabolizada na forma de gordura, bem mais rápido e direto do que glicose.
  • Frutose desregula os mecanismos do corpo de controlar o apetite. Frutose não estimula a insulina corretamente, impedindo a atuação correta do hormônio ghrelin e não estimulando a leptina. Ghrelin e a leptina são peças-chave no controle da fome. Isso significa que a ingestão de frutose fará com que você coma mais e que também potencialize as suas chances de desenvolver insensibilidade à insulina.
  • Frutose promove o aumento do “mau” colesterol (LDL) e a diminuição do “bom” colesterol (HDL), elevando também os triglicerídeos, pressão sanguínea e elevando os níveis de açúcar no sangue, tudo que colabora para um quadro de síndrome metabólica.
  • Frutose tem sido considerada a “chave” para se ativar o armazenamento de gordura, sendo tema de um livro publicado bem recentemente: The Fat Switch do Dr. Richard Johnson que é médico a 25 anos e também pesquisador na Universidade do Colorado, nos EUA.

Veja, as pesquisas científicas estão, finalmente, fechando o cerco na frutose e provando mais claramente agora o que já se suspeitava a muito tempo, ou seja, a influência direta da frutose nos mecanismos de armazenamento de gordura do corpo.

Importante: Considere que todos estes problemas acontecem quando a ingestão de frutose é excessiva!

A má notícia é que, a grande maioria da população hoje, mesmo que sem intenção, acaba ingerindo, diariamente, quantidades de frutose bem maiores do que as recomendadas, justamente, devidos aos doces e ao HFCS (xarope concentrado de milho) que está em, praticamente, todo alimento.

Tudo isso é especialmente importante para aqueles que têm o objetivo de emagrecer!

Tudo isso é tema de pesquisas científicas publicadas bem recentemente. Esta informação toda é realmente a nata do conhecimento mundial na área no momento.

Na prática, o que se deve fazer?

Abolir o consumo de frutas? Não. Por isso a pergunta já vem com a palavra “evitar” ao invés de “abolir”.

Não é necessário abolir nada absolutamente. Alias, como não é segredo pra ninguém, as frutas contém vitaminas e nutrientes úteis para o corpo.

Porém, é bom ter uma ideia clara do que ajuda e do que atrapalha, dependendo do seu objetivo em particular.

Sobre o quanto comer de frutas, o Dr. Joseph Mercola diz que uma recomendação padrão para uma pessoa normal é que se ingira de 25 gramas pra baixo de frutose por dia, sendo 15 gramas no máximo vindos de frutas.

Agora, se você está com sobrepeso, ele sugere que este total seja de 15 gramas por dia, incluindo já a fruta, ou seja, limite bem baixo.

Dependendo da fruta que você escolhe, você poderia comer mais ou menos.

Se você tiver que comer frutas enquanto objetivo queimar gordura, que você priorize frutas com menores concentrações de frutose.

Porém, se o seu objetivo é, realmente, a queima turbinada de gordura, eu consideraria evitar frutas na grande maioria dos seus dias durante esta fase de perda de peso. O autor do livro The 4-hour Body, Timothy Ferris sugere abolição total de frutas durante a fase de perda de gordura.


Referencias

Fructose-rich beverages and risk of gout in women

Surge In Gout Blamed On Sweet Drinks

Estudo Com Os Ratos, mencionados pelo Dr. Richard Johson

The Shocking Truth About Freshly Squeezed Orange Juice

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Comments

  1. Emanoel Andrade : junho 25, 2018 at 1:24 pm

    Muito e informativo 😀

  2. Emanoel Andrade : junho 25, 2018 at 1:25 pm

    Conteúdo muito bom e informativo 😀

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